terça-feira, 13 de outubro de 2009

A famosa Laranja Mecânica!



Muito se ouviu falar na famosa Laranja Mecânica, o blog do boletim do esporte traz com exclusividade uma análise tática que para muitos é considerada a melhor tática de todos os tempos. A Holanda jogou neste estilo a Copa 74, sempre chegando á final, mas não foi campeã, perdendo para a Alemanha de Franz Beckenbauer.
Vale observar o carrossel que acontece taticamente, onde não se tem posições fixas para atacar, ou seja, não tem o famoso centro avante, sempre variando os jogadores que chegam ao ataque.
Para que a Holanda tivesse a liberdade dessa função tática, e não tomar contra-ataques, o esquema montado era pressão na saída de bola, e sempre um "cabeça de área" atuando no centro do campo (um jogador com cabelo amarelo, reparem) e a zaga com três jogadores ficando onde os volantes atuam.
No vídeo abaixo, dá pra ver o posicionamento dos jogadores pegando como exemplo o jogo contra o Uruguai e no vídeo acima, também dá pra ver os adversários como se comportava, dando pontapés, fazendo faltas.
Grandes nomes eram dessa seleção como Cruyff e Neeskens.

Nenhum comentário: