
No orçamento previsto para 2009, divulgado nesta semana pelo departamento financeiro, a expectativa para a próxima temporada é de conseguir pelo menos R$ 20 milhões pelo patrocínio principal, já considerado o "efeito Ronaldo". As negociações nos espaços da manga e do calção também não engrenam. Quem cuida da venda desses espaços é o próprio empresário de Ronaldo, Fabiano Farah. "Estamos negociando. O mais importante é estudar as alianças estratégicas entre as empresas e as marcas Ronaldo e Corinthians." O grosso do rendimento de Ronaldo virá do patrocínio das mangas e do calção. Com isso, o Fenômeno poderá receber aproximadamente R$ 10 milhões para jogar na equipe em 2009.
Especialista em marketing e gestão de clubes da Casual Auditores, Amir Somoggi discorda das versões do clube e do empresário do jogador. Para ele, essa demora nas negociações pode ser explicada por outros fatores. Um deles seria a incerteza quanto ao futuro do jogador. "Ninguém sabe ao certo quando o Ronaldo vai voltar a jogar, se ele conseguirá voltar a jogar em alto nível e quanto tempo ele ficará no Corinthians."
Pouco antes de acertar com o Corinthians, Ronaldo deu declarações de que poderia se aposentar em 2009. Depois de ser anunciado como jogador do clube, disse que só estaria 100% no Campeonato Brasileiro. O empresário de Ronaldo discorda dessa tese. "Não tem nada a ver", rebate Farah.
Somoggi tem outra explicação para o pequeno interesse até o momento pela camisa do Corinthians mesmo com Ronaldo. "Fazer da camisa do clube um outdoor, com duas, três marcas, é uma temeridade. Fica poluído e tem baixa visibilidade. A diretoria deveria procurar outras estratégias de marketing."
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