segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Campeonato Brasileiro pega fogo...


Faltando apenas 4 rodadas para o Brasileirão conhecer o campeão 2008, ainda não podemos apontar qual dos 5 times será campeão, pois todos tem reais condições de conquistarem o Campeonato Brasileiro. Vamos analisar num todo o Brasileirão, fatores entre as 4 linhas, e fatores extra-campo:

*1º Análise: Principal força dos 5 times, do 5º ao 1º

- FLAMENGO
Dentro de Campo: A principal força do mengão, é inquestionável, a dupla de lateral simplesmente é a melhor do Brasil, com Juan e Leonardo Moura, ambos com futebol de estar na seleção, é a principal arma do time, na qual faz sustentar o Flamengo na briga deste campeonato.
Extra-Campo: Incentivo é o que não falta para o Mengão fora de campo, com uma torcida invejável e que vem dando show em muitas outras torcidas que tem o time disputando título e preferem ficar em casa, a torcida vem fazendo a sua parte para ajudar o Flamengo na conquista, mas todo cuidado é pouco, pois, elas podem tornar a principal adversária.

- PALMEIRAS
Dentro de Campo: A equipe do Palestra Itália, vem com muita garra para conquistar o tão almejado título brasileiro, preterido desde o começo do ano, título que não conquista há tempos. Dentro de campo, a equipe vem contando com o ótimo momento do goleiro Marcos, aue após lesões não vinha convencendo e nem repetindo as atuações de 2002, mas agora Marcos está em grande estilo, principal força para essa referência da equipe. Confiança nesse momento é a principal carta deste jogo.
Extra-Campo: O Verdão, fora de campo conta com o alto investimento feito pela tráffic, trazendo grandes jogadores e cobrindo a ausência do ídolo Valdivia, não deixando saudades, inclusive a investidora já planeja um Palmeiras para 2009, deixando esse restinho de campeonato nas mãos do inteligente Luxemburgo.

- CRUZEIRO
Dentro de Campo: A principal força do Azul Celeste é o coração da equipe, o meio campo. O time possue um verdadeiro camisa 10, Wagner, um ótimo volante que apoia bastante no ataque Ramires, minha opinião é jogador pra estar na seleção, superior a Giberto Silva, e também um jogador de uma regularidade, sempre fazendo o seu papel que desde os tempos de Corinthians Fabrício jamais foi protagonista, sempre atuou com humildade e claro com um bom futebol, além do mais, o Cruzeiro conta com ótimas revelações vindo da base, Fernandinho, o próprio Ramires, Guilherme, Thiago Heleno...
Extra-Campo: Que o time tem uma torcida apaixonada, presente dentro e fora de casa, onde o time estiver, e com uma diretoria que trabalha a lá "Mineirinho" comendo quieto, mantendo sempre uma equipe de ótimo nível sempre na luta pelo título, é uma combinação perfeita para o Cruzeiro nesta reta final, Torcida e uma Diretoria competente.

- GREMIO
Dentro de Campo: Que é um time mais cascudo desse campeonato não é de se negar, talvez temos um time com alma argentina, um time aguerrido, que ataca sem perdão em sua casa e que arma uma muralha para os adversários quando fora de casa, raça é a palavra que resumi esse time do Grêmio mesmo que técnicamente deixa a desejar.
Extra-Campo: O Tricolor gaúcho conta com uma torcida encantadora, que não pára de gritar, incentivar, um minuto se quer, é uma torcida que arrepia os visitantes, faz o Grêmio no Olímpico ficar forte e perigoso.

- São Paulo
Dentro de Campo: Demorou para o time do Tricolor do Morumbi engrenar nesse campeonato, chegando a ficar 11 pontos do líder praticamente jogando a toalha, o time de Muricy, conta como força, uma espinha dorsal formada por Hernanes e o jovem Jean, ofuscando a falta de um meia de criação, são volantes "Europeus" aqueles que saem jogando e ao mesmo tempo se defendem. Além de tudo é a volta do brilho do capitão Rogério Ceni.
Extra-Campo: Dos cinco times que disputam o campeonato, a torcida Tricolor é a que está devendo ainda, para compensar essa dívida, o São Paulo conta com uma diretoria a lá de competente, responsável, a melhor diretoria do Brasil, que se tem como exemplo a muitas outras equipes. O que mais alimenta a vontade dos jogadores é de se tornarem o único time 3 vezes Campeão Brasileiro consecutivamente.

* 2º Análise: STJD
Que este órgão esse ano perdeu o controle das situações é indiscutível, para o ano que vem terá que tomar medidas drásticas, mudar a maneira de se avaliar uma jogada, porque se continuar desse jeito, a súmula relatada de um árbitro não valerá absolutamente mais nada, porque após colocar a televisão como recurso está tirando a beleza do futebol, e o pior disto tudo, não está tendo um padrão nas decisões, pois, é uma punição aplicada a um jogador que dá uma cotovelada tendo uma pena menor que uma "simples" palavra dirigida a um árbitro. Só falta anularem gols e acrescentarem gols a uma partida, rs rs...

*3º Análise: Equilíbrio
Este campeonato não canso de dizer que é o Campeonato Brasileiro após a era pontos corridos, o mais emocionante, não tenho dúvida. Para 2008 não se dá para afirmar que tal time irá vencer o outro antes da partida começar, as equipes estão bastante niveladas, se preparam e se adaptaram ao estilo de disputa, pois vemos time como o náutico com 30 jogadores no mínimo para o elenco, isso é importante? Muito importante, pois campeonato como este, ganha quem tiver melhor peças de reposição.

*4º Análise: "O outro lado do rio"
O "outro lado do rio" é a briga que encontramos de grandes clubes, não, se engana que é para ter uma vaga na libertadores, pois temos times que já conquistaram um Campeonato Brasileiro, brigando para apenas se manter na 1º Divisão, quer ter uma idéia de quem sofre esse medo ou então já passou esse medo? Atlético Paranaense, Fluminense, Santos, Vasco, Atlético Mineiro... É a vida também não esta fácil para os grandes também.

*5º Análise: Qual o caminho mais facil?
Nessa reta final, melhor encarar um jogo chave, ou enfrentar um time que luta para não cair? Eis a questão que nem Froidi explica. Melhor enfrentar um time com o mesmo objetivo que você, que se bobear você acaba ficando pra trás, ou enfrentar um time que esta brigando para não cair, que é matar ou matar? Vejamos o caminho dos 5 que terá pela frente:

Flamengo - Palmeiras (Maracanã, adversário direto ao título), Cruzeiro (Mineirão, outro adversário direto ao título), Goiás (Maracanã, sensação do 2º turno, adversário perigoso) e Atlético-Pr (Arena da Baixada, adversário que luta para não cair). 2 Jogos em casa, 2 Jogos fora

Palmeiras - Flamengo (Maracanã, adversário direto ao título), Ipatinga (Palestra, todo cuidado é pouco), Vitória (Barradão, adversário fica forte em sua casa) e Botafogo (Palestra, talvez o adversário mais facil)

Cruzeiro -
Náutico (Aflitos, lutando para não cair), Flamengo (Mineirão, adversário direto ao título), Internacional ( Beira-Rio, adversário bastante perigoso) e Portuguesa (Mineirão, que luta para não cair). 2 Jogos em casa, 2 Jogos fora.

Grêmio - Coritiba (Olímpico, força a favor do Grêmio, mas o adversário pode surpreeender), Vitória (Barradão, adversário forte em sua casa), Ipatinga (Ipatingão, adversário pode aprontar), Atlético-Mg (Olímpico, briga para não ser rebaixado). 2 Jogos em casa, 2 Jogos em fora.

São Paulo - Figueirense (Morumbi, briga para não cair), Vasco (São Januário, briga para não cair) Fluminense (Morumbi, também briga para não cair) e Goiás (Campo Neutro*, adversário perigoso). 2 Jogos fora, 2 Jogos em casa.

*Goiás perdeu mando de campo, devido ao conflito entre torcedores do Goiás e Cruzeiro

Pra você, quem tem o caminho mais facil?

É melhor enfrentar adversários diretos ou os que lutam para não cair?

Uma coisa eu sei... esse campeonato vai dar muito o que falar!







Nenhum comentário: